Categoria

Significado dos nomes #descubra

 

Os nomes podem ser somente um conjunto de letras ou carregar fortes simbologias religiosas ou culturais. Em diferentes povos ao longo da história, as tradições de dar nome aos bebês prevaleceram. No ocidente, no entanto, com a contemporaneidade, muito disso perdeu-se, dando vez a escolhas foneticamente agradáveis.

Em geral, percebe-se que no decorrer da história os nomes de homens podem ser traduzidos para versões femininas ou vice e versa. Neste caso, mantêm-se os seus significados, já em outros, há bastante particularidade de sentidos, dependendo da escolha do nome próprio. 

Para descobrir mais sobre nomes próprios, pesquise por: O que significa o nome fulano. Exemplo: 
O que significa o nome Eduarda ← Acesse e veja como funciona a informação. 

Começando

O que significa ou qual é o significado do nome Maria? 
Significado do Nome Maria. Maria: Significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Maria é um nome de origem incerta, provavelmente se originou a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana" ou "a vidente”. 

Douglas → Significa o que veio do rio de águas escuras e indica uma pessoa que, com seu temperamento impulsivo, consegue resultados rápidos em tudo o que se propõe a fazer. Mas nem sempre esses resultados são satisfatórios, pois o excesso de autoconfiança pode induzi-lo ao erro. 

Paula → Significa “pequena”, “de baixa estatura” ou "delicada". Paula é uma variante feminina de Paulo, nome originado do latim Paullus, a partir de paullo, que quer dizer “pequeno" ou "baixo”. No Brasil, Paula é um nome feminino bastante comum. 

Alex → Significa "protetor do homem" ou "defensor da humanidade". Alex é considerado o diminutivo de Alexandre, originado a partir do nome grego Aléxandros, derivado do verbo aléxo, que significa"repelir”, “defender” ou “proteger", unido ao vocábulo andrós, que significa "homem". 

Dione → é uma variante gráfica de Dioni, um apelido de Dionísia, forma feminino de Dionísio, que tem origem no grego Dionysios, formado pelos elementos dyu, que significa “céu, espírito, dia” e nisa, “noite, água”, por extensão significa “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite”. 

Dionatam → De origem inglesa, o nome tem como significado "dado por Deus", "dádiva do Senhor" ou "amizade inabalável". 

Luciana → A variante feminina de Luciano, que vem do latim Lucianus, uma forma relativa de Lúcio.Luciana significa "de Lúcio", "pertencente à natureza de Lúcio". Este, por sua vez, tem origem a partir do latim Lucius, que é formado a partir da raiz lyke, luc, luk, que originaram a palavra lux, a qual quer dizer “luz”. 

João → Com origem hebraica Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus”, e Hannah, que quer dizer “graça”. Significa “Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa”.

Miriam → Pode ser considerado uma variante de Maria, oriundo do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana” ou “vidente”. Alguns estudiosos ainda atribuem a origem do hebraico Myriam a união dos termos egípcios mry, que significa “amada” ou “amor”.

André → É um nome masculino que tem origem no grego Andreas. O mesmo é calcado no elemento Andrós, que significa “homem”, “másculo, viril” e chegou ao português através da versão francesa que é escrita da mesma forma.

Márcia → Variante feminina do nome Márcio. Tem origem no latim Marcius, de Martius, que deriva também de Marcus, nome que está ligado a Mars (Marte, em português). Marte é o deus romano da guerra, por isso, o nome Márcia tem o sentido de “guerreira”, “dedicada a Marte” ou "marcial".

Andréia → Variante feminina de André, nome originado no grego Andreas, derivado do termo Andrós, que quer dizer “homem” ou “másculo”. Quando relacionada à variante feminina utiliza-se o significado equivalente, neste caso Andréia exprime o oposto, “feminilidade”.

Pedro → Com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra Petra (uma tradução do aramaico Cephas), que significa literalmente "pedra, rochedo". Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas. 

Joana → Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”. O nome Joana tem origem no latim Iohanna e é a variante feminina de João, proveniente do hebraico Yehokhanan, resultado da união dos elementos Yah, “Javé, Jeová, Deus”, e hannah, “graça”.

Joaquina → Significa "estabelecida por Deus (Jeová)", "Jeová exaltou" ou "Jeová estabeleceu". É a variante feminina de Joaquim, que tem origem no hebraico Jehoiachim, que quer dizer "Jeová (Deus) estabeleceu".

Lucas → De origem grega Loukás, um apelido do original Loukanós, que quer dizer "da Lucânia, Lucano". O nome Loukanós vem da raiz lyke, luk ou luc, que originaram a palavra lux, que significa "luz", por isso também é atribuído a Lucaso significado de "luminoso". 

Para facilitar sua busca, lembre-se que podes abrir uma Pesquisa com a Busca Google. 

Informações sobre nomes e codinomes, acesse: 

A natureza é tudo

    Muitas pessoas não sabem, mas nó humanos e também os animais fizemos parte da natureza e do meio ambiente. Podemos fazer mais, podemos p...